Revista Examen alcança novo patamar na Certificação Qualis

Revista Examen alcança novo patamar na Certificação Qualis

A Examen, revista científica do Cebraspe, recebeu uma nova classificação pelo sistema Qualis, criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para avaliar a produção científica de programas de pós-graduação brasileiros, incluindo periódicos científicos (Qualis Periódicos), produção artística (Qualis Artístico) e publicação em livros (Qualis Livros).

Todo ano as publicações científicas brasileiras passam pela avaliação desse sistema, que as categoriza em indicadores de qualidade que vão de A1 — mais elevado —, passando por A2, B1, B2, B3, B4, B5, até C. Agora, a Examen está classificada como B2.

A revista lançou recentemente sua edição especial que fala sobre a “Implantação de Universidade Pública a partir de um Projeto de Pesquisa”. Para Fabiane Robl, pesquisadora e uma das idealizadoras desta edição, essa mudança de classificação representa um grande passo para elevar o nível de prestígio do periódico. “A Revista Examen passou a ser estratificada como B2, na avaliação do quadriênio 2017-2020, divulgado pela Capes em 2023. Esta classificação a coloca entre os estratos superiores, os quais possuem Fator de Impacto, principal métrica para avaliar as revistas científicas, medido pelo Instituto de Informação Científica (Institute for Scientific Information – ISI)”.

A Revista Examen publica artigos, resenhas e entrevistas que discutem avaliação educacional em larga escala, políticas públicas em educação e certificação educacional e profissional. O seu propósito é servir como fórum para a apresentação de pesquisas atuais e como veículo de disseminação de informação para comunidade acadêmica, profissionais e sociedade em geral.

Submeta um artigo aqui!



Pular para o conteúdo