As avaliações educacionais são uma área de grande expertise do Cebraspe. O Centro oferece técnicas e ferramentas modernas e seguras para a realização desse tipo de exame. Os resultados podem auxiliar no monitoramento do desempenho de estudantes e na definição de estratégias e políticas públicas mais eficientes para o avanço da educação em diversos níveis.
- Ampla experiência com avaliações em larga escala
- O Cebraspe ofereceu apoio técnico e logístico às provas do Enem, a maior avaliação educacional do país, durante 10 anos.
- No período, desenvolveu um método para a correção das redações. Os textos passam por ao menos duas pessoas, que fazem a análise eletronicamente, às cegas, sem ter conhecimento sobre a identidade ou as correções feitas pelos outros profissionais.
- O Centro foi responsável pela realização de outras importantes avaliações do Ministério da Educação (MEC): Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), Revalida (para revalidação de diplomas médicos expedidos no exterior) e Celpe-Bras (que verifica a proficiência em língua portuguesa).
- Também realiza, anualmente, a avaliação de cursos técnicos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
- Calibração de itens para o Banco Nacional de Itens (BNI), que promove a pré-testagem de provas com amostras de estudantes semelhantes às que farão as avaliações.
- Uso do método Cespe de avaliação, desenvolvido ao longo de décadas, que permite a aferição de conhecimentos, habilidades e competências dos participantes de forma inovadora e segura.
- As provas são elaboradas de forma interdisciplinar e privilegiam a real compreensão do conteúdo em detrimento da simples memorização.
- A construção dos exames se dá em parceria com o contratante, cujos representantes recebem treinamento e capacitação em diversas etapas – da construção da matriz de referência à geração dos relatórios finais.
- Os itens passam por revisões e avaliações pedagógicas, o que garante uma prova clara e concisa.
- Uso de diferentes métodos de avaliação:
– TCT (Teoria Clássica dos Testes): permite identificar a quantidade de erros e de acertos, ou seja, a pontuação de cada candidato. Nas avaliações, a TCT auxilia na verificação de gabarito e de possíveis problemas na elaboração dos itens.
– TRI (Teoria de Resposta ao Item): permite uma análise mais equânime, pois leva em conta o comportamento do participante em toda a prova para determinar a sua proficiência. A TRI utiliza itens calibrados e é eficaz para inibir o acerto ao acaso (chute).
- Atenção especial às pessoas com deficiência. O Cebraspe disponibiliza recursos para garantir que todos participem da avaliação em condições de equidade.
- Elaboração de boletins individuais de desempenho e cadernos pedagógicos, com diagnósticos completos e diversos recortes (regionais, por curso, por faixa etária, entre outros).
- Todas as fases da avaliação contam com rigorosas técnicas de segurança antifraude.
- Na etapa de elaboração, o Centro usa uma tecnologia que isola o computador local e que garante um processo automático de criptografia.
- Uso de sistemas próprios, entre eles, um software que permite o embaralhamento das questões e a geração automática das provas (estratégias que combatem a “cola”).
- Os malotes de provas recebem lacres metálicos e são monitorados 24 horas por dia até a hora da aplicação.
- Na sede do Centro, a biometria é utilizada para acesso a todos os ambientes. Nas áreas restritas, há etapas de identificação – incluindo uma facial e pela íris.
- O monitoramento por câmeras funciona 24 horas, e há mais de 350 equipamentos capturando imagens. Um software identifica a retirada ou o acréscimo de objetos em ambientes controlados.
- Durante o transporte e a aplicação dos exames, profissionais bem-treinados garantem o sigilo do material. Nas salas, há uso de detectores de metais e de uma tecnologia que permite o rastreamento de sinais de radiofrequência.
- O Cebraspe adota uma política de gestão de riscos. Os colaboradores são sensibilizados e capacitados para que sigam as determinações do Código de Ética e Conduta.
- Gráfica própria, com capacidade para impressões em larga escala, além de escâneres de alta precisão.
- Um setor exclusivo do Cebraspe sistematiza as ações na área de pesquisa em avaliação, visando ao desenvolvimento de novos métodos e tecnologias.