15 ago Docentes do DF e Ride concluem especialização em Interdisciplinaridade em Metodologias Ativas oferecida pelo Cebraspe
Iniciativa foi parte de contrapartida prevista no escopo do projeto de pesquisa “Uma Universidade Distrital”
A certeza de que o encerramento da especialização não era um ponto final, mas um “até logo”. Essa foi a tônica da cerimônia que marcou a conclusão da primeira especialização ofertada pelo Cebraspe, pela Escola Superior de Gestão (ESG) e pela Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF).
Fruto de contrapartida prevista no escopo do projeto de pesquisa “Uma Universidade Distrital”, a formação foi iniciada em setembro de 2021, com o objetivo de desenvolver novas práticas pedagógicas interdisciplinares, por meio de metodologias ativas e de estratégias didáticas diversificadas, para atuação docente no processo de ensino e aprendizagem de estudantes dos anos finais da rede pública do Distrito Federal (DF) e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).
A solenidade ocorreu na última quarta-feira (10/8), no Auditório da Escola de Governo do Distrito Federal, contando com a participação de 15 educadores do DF e da Ride. Participaram do evento a Diretora-Executiva do Centro, Cláudia Griboski, a Reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, a professora Alessandra Edver, chefe de Unidade de Cursos Superiores da UnDF e idealizadora do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), a coordenadora do curso de especialização Geisa Sant´Ana, as tutoras Ana Cristina de Almeida, Ismênia Santana e Bárbara de Caldas Melo, além dos formandos e familiares dos educadores.
Emocionada, a Reitora pro tempore da UnDF relembrou a trajetória do projeto e os laços construídos, desde 2019, para consolidar a realização do sonho de criar uma universidade pública distrital.
A Diretora-Executiva do Cebraspe, Cláudia Griboski, parabenizou os especialistas e comemorou. “Hoje é dia de festa. Vamos comemorar! E que esse “até logo” nos mova a fazer outros projetos. Não esqueçam: a responsabilidade de transformar as práticas na sua escola agora também é sua”, convocou. “Só quem participa de um curso como esse e vivencia a interdisciplinaridade em metodologias ativas pode falar sobre essa experiência. E mesmo que vocês encontrem resistência nas instituições, sejam sempre essa veia condutora que vai revolucionar a prática da escola”, completou.
Para Griboski, as metodologias ativas são essenciais para promover o protagonismo estudantil no processo de ensino e aprendizagem. “Esta foi a primeira turma de especialização organizada pelo Cebraspe. Temos certeza de que essa formação vai empoderar esses profissionais na condução de uma docência que promova mudanças positivas, além de poder refletir na melhoria da educação de milhares de cidadãos no DF e da Ride”, reforçou.
VITÓRIA DA EDUCAÇÃO – Educador há 20 anos no DF, desses, 11 anos na SEEDF, Gabriel Godoi, um dos concluintes da especialização, aproveitou a oportunidade para, em nome de toda a turma, agradecer o apoio das tutoras, orientadoras e toda a equipe de coordenação, além de ressaltar a importância dos conhecimentos adquiridos.
“Passamos por muitas dificuldades ao vivenciar a interdisciplinaridade e as metodologias ativas, uma experiência que exigiu a superação de obstáculos epistemológicos e o enfrentamento de novos desafios. Muitos desistiram, mas nós hoje estamos aqui com os resilientes, aqueles que optaram por seguir esse caminho de formação fortes, unidos e fortalecidos. Agora, é hora de celebrar os frutos de tudo que vivenciamos, que já estão sendo colhidos, e trilhar os caminhos a nós oferecidos, pois dessa forma a educação no país só tem a ganhar, ressaltou.
O educador também agradeceu às instituições parceiras responsáveis pela especialização. “Agradeço, em nome de toda a turma, ao Cebraspe, à UnDF e à ESG. As instituições podem se orgulhar por terem oferecido, de forma gratuita e primorosa para professores da rede pública do DF, uma especialização capaz de transformar a sala de aula na prática e que resultou em projetos inovadores”, enalteceu.
CURSO – Tendo como matriz as metodologias ativas, a capacitação contou com a carga horária de 402 horas, totalizando um período de 10 meses. Com a chegada da pandemia de Covid-19, o curso precisou ser reformulado e novas estratégias pedagógicas e metodológicas precisaram ser utilizadas para minimizar os prejuízos advindos do momento, sendo necessário adaptar os materiais didáticos, que tinham sido pensados para encontros presenciais, em conteúdos digitais.
Entre as metodologias ativas e estratégias pedagógicas estudadas, estão a aprendizagem com base em problemas para a construção de autoconhecimento, autocuidado e argumentação, sala de aula invertida, problematização, gamificação, mapa conceitual, exposição dialogada, rodas de conversas, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), entre outras aprendizagens significativas.
“Esse curso foi uma escola de vida, por isso, quero reforçar a importância do que vocês vivenciaram e a riqueza desses meses de formação e dos conhecimentos adquiridos. Hoje, encerramos essa especialização com orgulho e entusiasmo, pois sabemos que contribuímos para o olhar crítico e reflexivo de todos. Depois de todas as dificuldades vividas, neste dia especial, eu dou para vocês, cursistas, o meu “v.i.v.a” por investigarem, verificarem e aprenderam ao longo dessa formação”, celebrou a coordenadora do curso, Geisa Sant´Ana.
Saiba mais sobre o curso aqui: https://www.cebraspe.org.br/educacao/especializacao/