24 dez Cebraspe amplia segurança em concursos
Medidas estabelecem mais rigor durante a aplicação das provas
Como parte do Plano de Segurança de 2014 do Cespe, foram adotadas medidas ao longo do ano para garantir a tranquilidade durante a aplicação das provas do Centro. As regras que entraram em vigor têm como objetivo garantir cada vez mais o tratamento isonômico aos candidatos nos certames sob a responsabilidade da Organização.
Desde o mês de setembro, o Centro restringe a entrada, no ambiente de provas, de qualquer recipiente ou embalagem, tais como garrafas ou embalagens de alimentos, que não seja fabricado em material transparente. Biscoitos, barras de cereais, chocolates e similares devem ser acondicionados corretamente caso o candidato queira levá-los para a sala de prova.
O Diretor-Geral do Centro, Paulo Portela, explica que as medidas buscam ampliar a segurança para todos nos ambientes das avaliações: “o Cespe possui o pensamento constantemente voltado para a lisura dos concursos públicos, e essa medida é uma exemplificação do nosso compromisso com a seriedade das seleções”, comenta.
SEGURANÇA – Nos eventos realizados pela Instituição, são desenvolvidas e adaptadas estratégias de segurança centradas nas especificidades de cada concurso. “O Plano de Segurança deste ano estabeleceu ações que foram aplicadas nos certames de forma a aperfeiçoar os nossos processos e garantir a confiança depositada pela sociedade em nossas atividades”, assegura Roger Escalante, Diretor de Segurança do Cespe.
Em concordância com o Plano, o Centro também inovou no uso de detector de metais. O aparelho é utilizado na entrada e saída dos banheiros e das salas de aplicação de provas ou a qualquer momento das avaliações. Os chefes de sala tiveram treinamento específico para o manuseio dos equipamentos.
EDITAL – Para garantir a tranquilidade na aplicação dos certames, os candidatos vêm sendo alertados sobre as novas medidas por meio de editais, matérias informativas no site do Cespe e mensagens eletrônicas. No entanto, a responsabilidade pelo cumprimento das regras editalícias nos concursos públicos é exclusiva do candidato.