18 out Cebraspe se torna Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
No ano em que completa uma década de sua criação, o Cebraspe se torna Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O título permite ao Centro participar de reuniões técnicas, acordos de colaboração, implementação de projetos, debates e trocas de experiências sobre temas de competência da CPLP com o objetivo de compartilhar e aprender boas práticas.
Com a integração do Cebraspe, a CPLP passa a contar com 114 entidades civis como Observadores Consultivos, todas elas dos países membros da Comunidade: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A atribuição foi feita durante a XXVIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade, realizada em 25 de agosto, em São Tomé e Príncipe.
Para a Diretora Executiva do Cebraspe, Cláudia Maffini Griboski, a atribuição de membro consultivo é um diferencial importante que agrega valor às atividades desenvolvidas pelo Centro. “O conhecimento técnico do Cebraspe nas áreas de avaliação e de políticas educacionais pode ser muito útil nos debates propostos pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Da mesma forma, ser um Observador Consultivo de uma Organização desta magnitude, e ao lado de entidades representativas de diferentes países, é motivo de orgulho e reconhecimento para a nossa Instituição”, afirma.
“Os Observadores Consultivos da CPLP desempenham importante papel para a orientação estratégica da Organização, contribuindo com expertise técnica para a análise das políticas implementadas nos nossos países”, afirma trecho de documento assinado e enviado ao Cebraspe pelo embaixador do Brasil junto à CPLP, Juliano Féres Nascimento. Na carta, o diplomata brasileiro também se colocou à disposição do Centro para explorar possibilidades de parcerias, fomentar o diálogo e o estreitamento dos laços de cooperação entre o Cebraspe e o Secretariado Executivo da CPLP.
Comissões temáticas
Os Observadores Consultivos são organizados em comissões temáticas e as entidades podem participar de mais de uma. Por seu reconhecimento em avaliação educacional e certificação de habilidades, o Cebraspe se inscreverá prioritariamente na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.
O Centro se interessa também pela participação na Comissão de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa a partir da experiência bem-sucedida na operacionalização do Celpe-Bras.
As possibilidades de parcerias e acordos de cooperação criam, segundo o consultor da Coordenação de Relações Institucionais, José Otávio Guimarães, um espaço de pioneirismo para propor atividades. “O grande objetivo é ter instrumento para poder se aproximar de oportunidades com a nossa experiência em avaliação, seleção e certificação fora do Brasil”, avalia.
Comunidade de Países de Língua Portuguesa
Criada em 1996, a CPLP é o foro multilateral entre os países falantes da língua portuguesa para promover maior integração entre si e, com isso, conseguir mais espaço no cenário político internacional e fomentar cooperações em diversos setores, como a educação.