Cebraspe reforça segurança da aplicação de provas e inicia 2022 com boas expectativas

Cebraspe reforça segurança da aplicação de provas e inicia 2022 com boas expectativas

Um dos maiores compromissos do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) com a sociedade é assegurar a lisura nos concursos públicos e avaliações realizados sob a sua responsabilidade.

Nos últimos anos, o foco da instituição tem sido investir em tecnologia, equipamentos, formação profissional e aperfeiçoamento contínuo dos protocolos de segurança para combater tentativas de fraudes nos certames. O objetivo é oferecer maior tranquilidade aos candidatos e clientes, demonstrando seriedade e confiabilidade nas seleções realizadas pelo Centro em todo o país.

“O Cebraspe tem a preocupação com o aprimoramento dos seus processos de segurança, utilizando a parceria que possui com outras instituições especializadas na área. Estamos atentos às inovações, de modo a garantir a segurança e a mitigação de riscos nos processos de avaliação. Ao longo desses anos, a instituição precisou se adaptar, se reinventar e buscar alternativas para continuar oferecendo a segurança necessária aos eventos”, explica a Diretora Executiva do Cebraspe, Cláudia Griboski.

APRIMORAMENTO – Para o fortalecimento dos procedimentos de segurança, o Cebraspe realiza periodicamente a revisão dos seus protocolos para combater novos métodos de fraude utilizados pelas quadrilhas especializadas. Uma das inovações foi a criação de uma área de inteligência especializada em procedimentos de segurança.

“O objetivo do setor é planejar e implementar medidas de segurança relativas à identificação e à neutralização de vulnerabilidades decorrentes de ações humanas destinadas a fraudar os eventos promovidos pelo Centro”, explica a Diretora Executiva.

Uma das recentes ações da área foi capacitar um grupo de colaboradores denominados “rastreadores”, com o objetivo de impedir a prática de fraudes eletrônicas durante a aplicação das provas, utilizando o rastreador de ondas de radiofrequência. Atualmente, o grupo é composto por profissionais oriundos da área de inteligência de suas corporações, com atuação em todos os estados brasileiros.

“Esses colaboradores são responsáveis pela varredura eletrônica dentro das salas de aplicação e checagem visual e eletrônica nos banheiros e demais ambientes. Para cumprimento dessa missão, o Cebraspe importou equipamentos de alta tecnologia para detecção de ondas de radiofrequência. Toda a ação é coordenada e supervisionada pela Diretoria de Operações em Eventos da instituição”, afirma Griboski. A meta é aumentar a capilaridade das equipes de rastreadores para ampliar a ação de combate a fraudes.

CAPACITAÇÃO – Sabe-se que, para romper os mecanismos de segurança utilizados no mercado, criminosos buscam atualização nos meios fraudulentos para atingir seus objetivos. Atento a isso, o Cebraspe elaborou um plano de capacitação que ocorre de forma contínua e tem como meta obter informações em tempo real sobre novas modalidades de fraudes.

PROCEDIMENTOS – Outra ação preventiva em andamento é a revisão e a atualização dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) instituídos pelo Centro. Para isso, foi criado um grupo de trabalho para analisar os protocolos de segurança voltados para as fases de pré-aplicação, aplicação e pós-aplicação das provas. “Essa atualização visa, em sua essência, evitar problemas que coloquem em risco a nossa missão, além de oferecer os melhores caminhos para garantir a qualidade dos eventos e serviços oferecidos à sociedade”, reforça Cláudia Griboski.

Ricardo Bastos Cunha, Assessor da Direção do Cebraspe, é um dos membros do grupo e também avalia positivamente essa atualização. “Acredito que a principal ação em curso nesse momento, no que diz respeito à segurança dos certames, seja a revisão dos POPs, que uniformizam os procedimentos a serem seguidos em diversas situações operacionais dentro e fora do Cebraspe, inclusive prevendo ações a serem tomadas diante de situações imprevistas e não conformidades”, ressalta ele.



Pular para o conteúdo