Cebraspe pode contribuir com universidades na construção de políticas de autoavaliação

Cebraspe pode contribuir com universidades na construção de políticas de autoavaliação

Diretora Executiva do Centro palestrou sobre o assunto na Universidade de Brasília

Como instituição também focada em avaliação, o Cebraspe pode contribuir com universidades na construção de políticas que auxiliam na autoavaliação de instituições de ensino. É o que afirmou a Diretora Executiva do Centro, Claudia Griboski, em palestra realizada no início do mês de abril, na Universidade de Brasília (UnB).

Ela acredita que a avaliação promovida pelo Cebraspe auxilia na construção de universidades mais acolhedoras, inclusivas e preparadas os desafios da formação dos estudantes. “A autoavaliação vem se consolidando ao longo dos anos como um processo de autoconhecimento para melhor articulação dos resultados da avaliação interna e externa, com a tomada de decisões ao nível da gestão institucional”, afirmou.

A autoavaliação como processo de autoconhecimento possibilita a utilização de informações e dados de desempenho institucional para a indução da qualidade dos projetos acadêmicos. Esses dados institucionais possibilitam, por meio do estabelecimento de indicadores e metas, o acompanhamento dos índices acadêmicos projetando expectativas de qualidade na formação dos estudantes.

De acordo com a Diretora, são utilizadas diferentes estratégias metodológicas para o desenvolvimento dessa avaliação. Entre elas estão a análise das ações já existentes no curso e na universidade; definição dos instrumentos de autoavaliação (considerando docentes, discentes e técnicos); compartilhamento dos instrumentos para discussão e aprovação nos respectivos colegiados; envolvimento da comunidade acadêmica visando o alcance dos objetivos propostos e a qualidade do curso; sistematização dos resultados da avaliação nas dimensões estabelecidas; formas de divulgação; entre outras.

A palestra foi realizada a convite da Comissão Própria de Autoavaliação (CPA), no auditório da Faculdade de Tecnologia da UnB, para docentes, técnicos, estudantes e gestores da unidade. A ideia foi refletir sobre esses processos de autoavaliação e as práticas já implementadas, com o intuito de aprimorar os processos de avaliação que são conduzidos pela CPA, entre eles o desempenho acadêmico da universidade, o perfil de egressos e dos estudantes matriculados.

Plano de Desenvolvimento Institucional

A criação de métodos e estratégias para a execução de um projeto de autoavaliação tem significado importante para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma universidade. Este documento norteia a dinâmica da universidade e traz maturidade para a instituição. A autoanálise crítica dos resultados constitui subsídios ao planejamento estratégico, que aponta os elementos fundamentais para o sucesso escolar e para a inserção do profissional no contexto social e nas práticas que são realizadas.

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