09 abr Cebraspe participa de seminário técnico sobre avaliação em larga escala
“As matrizes de referência da avaliação educacional em larga escala na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. Esse foi o tema da live Quintas da EPT – Seminário Técnico em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreu nesta quinta-feira (8), às 10h, no canal do YouTube do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A série de lives Quintas da EPT é um projeto que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. Nesta edição, o evento foi conduzido pelas pesquisadoras e autoras do artigo que intitula o debate, Cláudia Maffini Griboski, Diretora Executiva do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), e Renata Manuelly de Lima Rêgo, Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Avaliação do Centro.
“Foi uma excelente oportunidade para apresentar aos pesquisadores e aos avaliadores educacionais as etapas do desenvolvimento de uma avaliação em larga escala com o objetivo de trocar experiências e compartilhar conhecimentos que possam contribuir com os objetivos educacionais e com a melhoria da qualidade da rede de educação profissional e tecnológica”, afirmou a Diretora.
Segundo as autoras, para avaliar o desempenho dos estudantes na educação profissional, na perspectiva de aprendizagem por competência, é preciso realizar um planejamento de estratégias avaliativas que considerem a natureza complexa das competências, de forma a ser possível atestar o desenvolvimento pleno do estudante.
“Como a educação profissional ainda carece de um sistema organizado com os resultados de avaliações, o objetivo do capítulo é apresentar um modelo de avaliação educacional em larga escala desenvolvido pelo Cebraspe e destacar a importância das matrizes de referência no processo de avaliação, pois é o documento que deve ser considerado e observado em todas as fases, da construção do instrumento à análise dos resultados”, ressalta a Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Avaliação do Cebraspe.
O debate é conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep, por meio da Coordenação-Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais. As transmissões acontecem todas as quintas-feiras, com vistas a discutir referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema.
O livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção” foi lançado pelo Inep, no dia 26 de fevereiro de 2021. Trata-se de uma publicação inédita sobre o tema dividida em três partes, cujo objetivo é disponibilizar conteúdo para que pesquisadores de todo o País possam avaliar os desafios colocados para a expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Para acessar a publicação “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”, clique aqui.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep