Cebraspe participa de reunião técnica sobre logística de aplicação do Enem no Nordeste

Cebraspe participa de reunião técnica sobre logística de aplicação do Enem no Nordeste

Realizado em Recife, o encontro debateu pontos importantes sobre a realização do exame na região

A Diretora Executiva do Cebraspe, Claudia Griboski, esteve presente na reunião técnica que discutiu o Panorama Regional da Operação Enem 2024 organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizado em Recife (PE), no dia 11 de setembro. O evento faz parte de uma série de encontros voltados à logística e à segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, com o objetivo de alinhar operações e capacitar os principais envolvidos na aplicação do exame nos estados da Região Nordeste.

Durante a reunião, foram abordados temas fundamentais como a infraestrutura, o transporte e o armazenamento das provas. Também foram discutidas particularidades logísticas específicas da região, visando garantir que as operações atendam às necessidades locais de forma eficaz e segura.

Claudia Griboski ressaltou a importância desses encontros para assegurar o sucesso da aplicação, que mobiliza milhares de colaboradores e envolve operações de grande complexidade. “O Cebraspe, responsável pela aplicação do Enem, desempenha um papel importante em todo o processo de mobilização e capacitação de pessoas, organização de infraestrutura e procedimentos de segurança. Nesse sentido, precisa ouvir as coordenações locais, entender os desafios, construir soluções e articular com os demais parceiros para a aplicação do Enem”.

Ricardo Dias Cardozo, Diretor de Gestão e Planejamento do Inep, também destacou a relevância do encontro: “é fundamental para o alinhamento dos principais atores envolvidos”. Ele acrescentou que, além das discussões logísticas, os colaboradores passam por um ciclo de formação liderado pelo Inep, Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pela Polícia Federal (PF), “na perspectiva de agregar conhecimentos imprescindíveis ao aprimoramento constante do processo de aplicação do Enem”, completou.

Além da participação do Cebraspe, o evento contou com a presença de representantes do Inep, gestores de instituições públicas federais e estaduais ligados à segurança e técnicos dos Correios.

O Enem 2024 em números

O exame será aplicado em 1.753 municípios, com aproximadamente 10 mil locais de prova, abrangendo 140 mil salas e contando com mais de 300 mil colaboradores. Além disso, haverá 58 mil atendimentos especializados e 78 mil recursos de acessibilidade, com a impressão de cerca de 9 milhões de provas, distribuídas em 18 cadernos diferentes. A operação também inclui 65 mil malotes de provas, 22 mil caixas de materiais administrativos, 60 carretas transportadoras e 10,8 mil rotas de transporte.

O Enem 2024 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, com a aplicação das provas em 633 municípios da Região Nordeste. Outros encontros regionais estão programados para Curitiba (PR) e Vitória (ES) ainda neste mês, reforçando a preparação para a aplicação do exame em todo o país.

Com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).



Pular para o conteúdo