Cebraspe participa de evento que debate a seleção e alocação de professores no Brasil

Cebraspe participa de evento que debate a seleção e alocação de professores no Brasil

Encontro aconteceu em São Paulo com a participação de lideranças e instituições educacionais

O Cebraspe marcou presença, na última quarta-feira (26/6), no evento “Os professores que precisamos: diagnóstico da seleção e alocação de professores no Brasil”. Realizado na sede do Instituto Península, em São Paulo, o encontro foi organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Instituto Península e Profissão Docente (PD).

A Diretora Executiva, Claudia Griboski, esteve presente representando o Centro, juntamente com líderes e instituições educacionais de todo o país. O encontro foi um espaço para apresentação da pesquisa “Como as redes municipais e estaduais selecionam e alocam seus professores?”, que teve como objetivo mapear os diferentes métodos de seleção e alocação de professores nas redes estaduais, bem como apontar caminhos para aperfeiçoar os processos de seleção no Brasil.

Durante o evento, Claudia participou como comentarista em um painel sobre o “Diagnóstico de Seleção e Alocação de Professores no Brasil”, ao lado de Gregory Elacqua, economista principal da Divisão de Educação do BID, Maurício Holanda, Secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC), e Fernando Padula, Secretário de Educação do Município de São Paulo (SP). A discussão teve como foco as descobertas do estudo e como um processo de seleção bem elaborado e estruturado, que recruta e aloca professores, pode contribuir tanto para a carreira dos educadores, como para o aprendizado dos estudantes.

Para Claudia, “o Cebraspe se destaca pela experiência na seleção de docentes para as diferentes redes de ensino, especialmente na aplicação de provas práticas, que têm como objetivo identificar perfis de professores com habilidades e atitudes que atendam às expectativas de aprendizagem de todos os estudantes, com a implementação de projetos pedagógicos interdisciplinares, inovadores e inclusivos.”, ressaltou a Diretora.

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