Cebraspe inova em aplicação da prova oral para a Defensoria Pública do Acre

Cebraspe inova em aplicação da prova oral para a Defensoria Pública do Acre

Candidatos participaram da etapa em Rio Branco, em modelo telepresencial

No dia 21 de julho, o Cebraspe realizou a aplicação da prova oral da seleção para Defensor Público do Estado do Acre de maneira telepresencial, uma inovação para a fase. Para a avaliação nesse formato, foi definido que os candidatos estariam fisicamente presentes em Rio Branco (AC), enquanto os examinadores permaneceriam em Brasília (DF). Assim, os candidatos foram alocados em uma sala, sem contato externo, e tiveram seus pertences recolhidos momentaneamente em envelope porta-objetos para a segurança da etapa.

Em Brasília, as equipes responsáveis no Cebraspe prepararam um ambiente reservado para os examinadores, submetendo-os aos mesmos procedimentos de segurança dos candidatos. Com isso, assegurou-se que a banca examinadora também não tivesse contato externo, mantendo a confidencialidade da prova.

O Diretor de Operações, Lucimar Nascimento, falou sobre a preparação para a aplicação: “desde que começamos a idealizar esse formato em termos operacionais, sempre nos preocupamos muito com a segurança. Além, claro, de produzir um instrumento válido e eficiente de avaliação”.

Sobre a aplicação

Os candidatos foram conduzidos individualmente para as salas de arguição por equipe de aplicação local, onde se sentavam frente a um computador para interagir com os examinadores via videoconferência. Na sequência, havia o sorteio do ponto de arguição e a questão relativa era lida para o candidato, que verbalizava a resposta por até 10 minutos.

O processo inovador foi realizado com sucesso e todas as notas foram lançadas no sistema já durante a prova. Isso permitiu acesso rápido aos resultados e proporciona celeridade no processamento desses. Além disso, os vídeos das arguições já foram tratados no mesmo dia de aplicação para disponibilização para os candidatos quando do período de interposição de recursos, garantindo a transparência do processo.

Para o Diretor de Educação e Avaliação, Marcus Vinicius Soares, o trabalho em equipe foi o diferencial: “a aplicação foi muito exitosa e rompeu paradigmas antigos; fico feliz de ter feito parte dessa construção que, de fato, é fruto da inteligência coletiva do nosso Cebraspe”.

Essa metodologia atendeu às exigências de isonomia, da qualidade e da segurança do certame e inovou na economicidade e na superação de desafios logísticos, reforçando mais uma vez a excelência no serviço prestado pelo Centro.

Saiba mais sobre o nosso fazer aqui.



Pular para o conteúdo