Cebraspe inicia a aplicação piloto do Pisa no Brasil

Cebraspe inicia a aplicação piloto do Pisa no Brasil

A ação visa aprimorar os trabalhos para a aplicação do programa de avaliação em 2025

Durante este mês de maio, o Cebraspe está conduzindo a aplicação piloto do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos para avaliar a qualidade da educação no Brasil e fornecer dados sobre o desempenho dos estudantes. Esta etapa piloto serve como um teste preliminar, permitindo ajustes e melhorias para a execução oficial do Pisa em 2025.

Para este projeto, o Cebraspe está coordenando a avaliação em 40 escolas, envolvendo 2.795 estudantes. Esta preparação é importante, considerando que a aplicação principal no próximo ano será em uma escala muito maior: 1 mil escolas e 40 mil estudantes.

Com uma abrangência nacional, o Centro tem atuado em diversos locais de aplicação, cobrindo uma extensa área territorial que inclui 33 municípios dos estados Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Acre, Rondônia, Maranhão e o Distrito Federal.

O papel do Cebraspe abrange desde o planejamento estratégico até a operacionalização eficiente da avaliação, incluindo a aplicação dos instrumentos nas escolas amostradas, a coleta e a codificação das respostas dos participantes.

Além de sua atuação direta na aplicação do Pisa, o Cebraspe contribui para a análise dos resultados e para a elaboração do relatório nacional, fornecendo subsídios importantes para a formulação de políticas e programas educacionais voltados para a melhoria da qualidade e a equidade dos resultados de aprendizagem no Brasil.

A participação do Cebraspe é conjunta com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo planejamento e a operacionalização da avaliação no país.

Acesse nossa experiência com Avaliações aqui.



Pular para o conteúdo