31 out Cebraspe capacita colaboradores que atuarão no Enem 2024
Mais de 430 mil profissionais estarão envolvidos na aplicação da maior avaliação educacional do país
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, mobiliza uma estrutura de grande escala em todo o país. Para garantir o sucesso da aplicação, o Cebraspe promoveu um processo de capacitação abrangente e minucioso entre agosto e outubro, assegurando que cada etapa do exame seja conduzida com segurança e excelência.
Durante o treinamento, o Cebraspe enfatizou práticas e procedimentos fundamentais, realizando simulações que preparam a equipe para diferentes situações, de modo a assegurar uma operação ágil, transparente e organizada. Em um exame de tamanha relevância, o preparo da equipe é essencial para garantir a padronização e a coordenação necessárias.
Ao todo, mais de 430 mil colaboradores estarão envolvidos na aplicação, entre Coordenadores Municipais e Estaduais, Coordenadores e Assistentes de Local de Aplicação, Chefes de Sala, Aplicadores, Fiscais e outras funções essenciais para o bom andamento do processo.
O Enem em números
O Enem 2024 será aplicado em 1.753 municípios, com 10.888 locais de prova distribuídos em todas as unidades da Federação. Composto por 180 questões objetivas e uma redação, o exame avaliará quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Este ano, o Enem conta com 4.325.960 inscrições confirmadas, um aumento de 9,9% em relação ao ano anterior, reafirmando sua importância como principal porta de entrada para o ensino superior. A abrangência e a complexidade do Enem evidenciam seu papel como muito mais que uma avaliação: ele é uma ferramenta de transformação social.
Com esse espírito, o Cebraspe conduz todo o processo de capacitação e aplicação, com foco em garantir que o exame seja realizado de forma justa e eficiente, respeitando os sonhos de milhões de brasileiros que participarão do Exame.
Saiba mais sobre o nosso fazer.