02 abr Cebraspe adquire equipamentos para auxiliar na produção de álcool gel
Recursos serão utilizados pela Universidade de Brasília
Na última semana de março, o Cebraspe adquiriu bens necessários para auxiliar no combate ao Covid-19. Foram compradas batedeiras planetárias, baldes e filtros de água para serem doados ao Instituto de Química (IQ) da Universidade de Brasília (UnB) para a produção de álcool gel.
A falta de álcool gel nas prateleiras das farmácias desde o início da pandemia deixou as pessoas apreensivas, afinal, em conjunto com a água e o sabão, o álcool é um grande aliado no combate ao novo coronavírus.
Com a escassez desse produto, muitas iniciativas surgiram para minimizar o desabastecimento. Entre elas, a da UnB, que, com o apoio do Cebraspe, produziu e agora está distribuindo o produto pelos campi.
Na produção do álcool gel foram utilizados como matéria-prima 200 litros de álcool líquido 96%, comumente utilizado em limpeza. No laboratório do IQ, uma equipe liderada pelo professor Floriano Pastore diluiu o produto (para diminuir a percentagem e chegar aos 70% recomendados à higiene das mãos) e o combinou à carboximetilcelulose, insumo empregado na produção de látex, que confere o aspecto de gel ao produto.
Para a Diretora Executiva do Cebraspe, Professora Claudia Griboski, as ações estão alinhadas com o compromisso do Centro com a sociedade: “essa é uma ação de responsabilidade social, entre outras que já estamos planejando. O Cebraspe tem compromisso com o país e fará o que estiver ao seu alcance para ajudar nossa comunidade a passar por este momento difícil”, destacou.
Com informações da Secom/UnB