Centro Nacional de Mídias da Educação
O Cebraspe realizou a Avaliação de Percepção da primeira etapa de implementação do Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME). A avaliação aconteceu em 2019 e teve como escopo a análise das etapas de preparação para participação no CNME; funcionamento dele nas redes, nas escolas e nas salas de aula, bem como os resultados e contribuições do processo de implementação. O público que participou da avaliação é constituído de coordenadores nos estados, diretores de escola, professores de estúdio, professores mediadores da sala de aula e estudantes.
O resultado da avaliação é subsídio para avaliar se a política foi executada conforme o seu desenho, identificando se os processos e os produtos estão condizentes com o esperado e se precisam ser revisados ou aperfeiçoados.
Instituído pela Portaria nº 1.204, de 16 de novembro de 2018, o Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME) é uma iniciativa de formação presencial mediada por tecnologia realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com implementação da TV Escola e a Fundação Roberto Marinho. A proposta pedagógica do CNME está ancorada na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, tendo como princípios a igualdade de acesso, a permanência na escola, a liberdade de aprender e o pluralismo de ideias.
O CNME tem como propósito instituir uma ação contínua de apoio aos estados e municípios. De acordo com o Art. 4º da referida Portaria são objetivos da CNME: (i) apoiar a formação continuada de professores no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores; (ii) fomentar a produção de recursos educacionais abertos compatíveis com a Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais do Ministério da Educação; (iii) desenvolver conteúdos educacionais conforme demandas e necessidades dos professores e das secretarias de educação; e (iv) assegurar o protagonismo dos alunos, dos professores e das redes de ensino.
De modo geral, a finalidade do CNME é a construção coletiva e democrática do conhecimento por meio de uma plataforma interativa que permite a educadores e alunos participarem, em tempo real, de aulas ministradas em estúdio e transmitidas ao vivo. Além disso, é possível que professores e estudantes de diferentes estados do Brasil interajam durantes as aulas por meio de videoconferências de tipo multiponto.