15 set Aplicativo desenvolvido pelo Cebraspe aperfeiçoa gestão das informações da OBMEP
Ferramenta proporcionou experiência totalmente digital no envio de conteúdos pelas escolas para a Olimpíada Brasileira de Matemática
Desenvolver soluções para agilizar a aplicação de avaliações se tornou uma necessidade neste contexto de pandemia. Por isso, o Cebraspe encarou este desafio como um impulso para aprimorar os processos de aplicação com o uso da tecnologia. Na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada de junho a agosto deste ano, as escolas contaram com o aplicativo 16ªOBMEP, desenvolvido pelo Centro, para agilizar os envios dos materiais de aplicação de provas do evento.
Por meio do app, os estabelecimentos de ensino participantes realizaram o preenchimento de formulários e fizeram o upload de imagens dos cartões de respostas, por exemplo. “Para o Cebraspe foi um passo importante na adoção mais abrangente de tecnologias digitais e aplicativos móveis”, afirma Hanno Regehr, superintendente da área de Tecnologia da Informação do Centro. A ferramenta foi uma facilitadora na coleta de informações, uma vez que nas outras edições essa coleta era realizada via correios. Além disso, a iniciativa também diminuiu os custos e gerou uma base de dados organizada, estratégica e de fácil acesso.
O 16ªOBMEP está disponível nas lojas Apple Store e Play Store. Com nota 4,7 nas lojas de aplicativos, as escolas aprovaram o novo método e reportaram diversos elogios quanto a facilidade no envio dos materiais. Os feedbacks de usuários relatam a simplicidade, objetividade e eficiência do app desenvolvido pelo Centro.
SOBRE A OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais e escolas privadas.
Entre os objetivos da avaliação estão estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, com os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
A avaliação é uma iniciativa da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com o Ministério da Educação (MEC).
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